sexta-feira, 3 de maio de 2013

Adotei um gatinho bebé, o que preciso de saber?

Adotou um gatinho bebé? Parabéns! Então já sabe que terá mais um membro na família durante uns 15 ou 20 anos! E que seres fantásticos que eles são!
Enxoval:
O que precisa de ter em casa quando ele chegar?
- uma caminha com uma manta fofa
- Uma caixa de areia simples ou fechada
- um pratinho para comida e uma tigela para a água.
- alguns brinquedos como ratinhos, bolinhas, etc. de preferência bem macios.
- comida para gatos bebés
- um arranhador,  de preferência em sisal.
-proteger janelas para ele não sair ou não cair .

Ambientação:
Nos primeiros 2 ou 3 dias em casa quando tiver que o deixar sozinho deixe-o num quarto, com acesso a todas as coisas dele. Quando estiver com ele deixe-o explorar a casa.
Prepare o mais possível a casa para receber um gatinho. Retire plantas tóxicas, proteja as janelas, tape os sofás e maples onde não quer que ele comece a arranhar. Atenção também a medicamentos e a detergentes tóxicos.
Eles são extremamente curiosos mas também se metem em muitas trapalhadas. Logo aí deve começar a dizer um NÃO firme quando ele fizer alguns disparates. Ele deve ser ensinado com firmeza mas sem violência. E nunca se esqueça de o mimar muito quando ele vai ter consigo.
Nos primeiros tempos ele vai vê-lo como uma figura maternal. Vai esperar que o alimente, que cuide dele, que o mime e que o ensine. A sua vida em casa vai passar a ser feita com uma pequena "sombra" sempre atrás de si.

Alimentação:
Até um ano de idade o gatinho deve comer ração húmida e seca (das duas, diariamente) adequadas para gatos bebés. Podem também comer frango cozido, peixe cozido. Os gatos são carnívoros e a dieta deles deve sempre incluir produtos de origem animal. Nunca   deve dar ao seu gatinho restos da sua comida nem leite de vaca porque lhe fazem mal.
Ao dispor dele deve haver sempre água fresca em varias tigelas ou fontes espalhadas ela casa. Isto é muitíssimo importante porque se eles comerem ração seca  não ingerem a quantidade de agua de que necessitam .
Assim que são castrados deve- se optar por uma ração otimizada para o bom funcionamento urinários e renal.
As rações mais baratas são também as que contêm mais cereais e corantes. Poupa na comida e gasta no veterinário
No entanto quem deve decidir sempre a alimentação a dar é o veterinário de cada animal.

Limpeza:
Perguntam-me constantemente:
- devo dar banho ao meu gato?
A minha opinião é: não, com exceção dos gatos de pelo longo que devem ser acostumados desde bebés a irem ao tosquiador para que o pelo possa estar sempre em bom estado. De qualquer modo se o seu veterinário disser que ele deve tomar banhos então habitue-o desde os 3 meses e depois das primeiras vacinas.
Ele sujou-se? Limpe-o com um toalhete de limpeza de bebés humanos, sem cheiros, e logo de seguida seque-o muito bem com uma toalha.
Se os ouvidos estiverem sujos por ele ter estado na rua anteriormente, limpe levemente com um algodão húmido. Não pressione nem use cotonetes. Se continuar sempre a formar-se uma espécie de cera escura leve-o ao veterinário porque poderá necessitar de fazer um exame para ver se tem fungos.
Olhos: normalmente não é necessário fazer qualquer limpeza mas se quando ele chegar a casa estiver um pouco sujo então passe levemente com um algodão embebido com soro fisiológico. Qualquer secreção que saia constantemente dos olhos tem que ser vista por um veterinário porque poderá estar com coriza que pode levar à cegueira.
Unhas : quando for à primeira consulta com ele (por volta dos 2,5 meses) peça para lhe cortarem as unhas.
De um modo geral os gatos são limpíssimos e limpam-se logo que vêm qualquer coisa estranha no corpo. A lavagem deles é suficiente.

Desparasitação e vacinação:
O seu gatinho deve levar as primeiras vacinas por volta dos 2,5 meses. Nessa altura o veterinário fará também uma consulta para avaliar o estado geral.
A desparasitação externa e interna deve ser efetuada  por volta de um a dois meses de idade. No entanto pergunte sempre à pessoa ou abrigo onde foi buscar o gatinho se já o fez anteriormente. Poderá passar no veterinário para comprar as pipetas e ou comprimidos e administra-los de acordo com as instruções que ele lhe der.

Por último se for uma pessoa consciente vai certamente proceder à esterilização/castração do seu gatinho. Esta será feita a partir dos 6 meses de idade e preferencialmente antes de um ano. Agende logo com o seu veterinário. Posteriormente falarei das vantagens e quase nenhum inconveniente da esterilização.




Sem comentários :

Enviar um comentário